Cores para quarto de bebê

Cores para quarto de bebê

Para ouvir a versão em audio, utilize o player abaixo do texto!

A descoberta da gravidez sempre traz um misto de sentimentos para a família e principalmente para as mamães. Além das transformações do corpo e de todas as descobertas, as mães ainda se preocupam com todos os detalhes para que, no dia do nascimento, esteja tudo perfeitamente preparado para que o bebê seja acolhido da melhor forma e com todo amor. Então, tudo que envolve o bebê precisa ser pensado com todo cuidado e carinho, desde as roupinhas até o quartinho, onde ele ficará por muito tempo neste primeiro momento. Por isso é importante pensar em cada detalhe para que o pequeno tenha conforto e tranquilidade! Dentre todas essas coisas, temos a cor. As cores para quarto de bebê são elementos de bastante influência no comportamento do bebê. Ela pode influenciar em vários aspectos comportamentais, causando estímulos, emoções e sensações variadas, contribuindo para o estresse ou a tranquilidade da criança. Sendo assim, as cores devem ser definidas de forma que transmitam estímulos na medida certa.

Para que a criança tenha o quarto como um cantinho favorável ao descanso e não tenha dificuldades para dormir, é preciso optar por uma paleta de cores suaves e harmoniosas, que transmitam os estímulos necessários de forma equilibrada.

O azul e o rosa ainda são os preferidos das mamães de meninos e meninas. No entanto, a decoração moderna considera muitos outros elementos para definição das cores.

As tonalidades pastéis transmitem calma, leveza e tranquilidade para as crianças e suas cores são capazes de criar um colorido onde se encontre a harmonia e a suavidade no ambiente aplicado.

Quando as mamães optam pela presença das cores primárias ou por cores vibrantes, inclusive muito utilizadas nos produtos infantis, elas devem estar associadas a cores que neutralizem a sua intensidade e tragam o equilíbrio entre elas para não causar hiperatividade, estresse no bebê. Sim, a escolha das cores para quarto de bebê pode interferir no nível de estresse do seu pequeno!

Então, para decorar o quarto do seu bebê, fique atenta a influência de cada cor sobre as emoções que elas podem provocar. E para ajudar você nesta jornada, em breve darei dicas sobre estas sensações detalhando cada uma das cores.

Tássia Pinto
Arquiteta e Light Design – CAU: A93364-3
Pequeno Traço
@pequenotraco