Beleza na gravidez: o que pode?

beleza na gravidez, beleza, gravidez, cuidados na gravidez, estética, estética na gravidez, guia da maternidade, salvador-ba, angiclin, lídia aragão, dra lídia aragão, obstetra

É natural a mulher buscar cuidados para estar sempre se sentindo bonita, e isso não muda durante a gestação. Cuidar da beleza na gravidez é normal e saudável, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Cosméticos: Todo produto registrado como cosmético não pode ter restrições para gestantes ou mamães amamentando. Sob o ponto de vista dermatológico, o certo é consultar um especialista para indicar os melhores produtos para cada tipo de pele.
Hidratante e óleos para banhos: Qualquer hidratante usado não pode conter ureia acima de 3%. Os demais hidratantes, em geral, não apresentam problema, mas o ideal é que seja prescrito pelo dermatologista.

Pintar e alisar os cabelos: Não é permitido tintura, tonalizante ou alisante durante a gravidez, apenas os reflexos com água oxigenada. Na fase de amamentação podem ser usadas as tinturas, tonalizantes e alisantes químicos convencionais, que utilizam tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio ou lítio. Escovas progressivas para alisamento dos cabelos que levam formol são proibidas nas fases de gestação e amamentação. É importante que os produtos utilizados não contenham resorcina, metais pesados, como o chumbo, ou hidroquinona, componentes normalmente encontrados em alisantes ou tintas de cabelos.

Depilação: Não há restrições para depilação com cera, tanto fria quanto quente, e lâminas durante a gestação. Porém, é bom evitar o uso de cremes depilatórios à base de tioglicolato, pois pode haver absorção da substância pela pele. A depilação a laser é proibida na fase gestacional, mas não há contraindicação na fase da amamentação.

Descoloração de pelos: Gestantes só podem descolorir os pelos com água oxigenada. O que deve ser levado em conta é que a pele da gestante pode estar mais sensível e esta prática pode causar irritação.

Bronzeador e protetor solar: Gestantes podem e devem usar filtros solares ou bloqueadores diariamente. Bronzeadores não são indicados para nenhuma pessoa. É bom lembrar que existe um protetor solar ideal para cada tipo de pele. O mais adequado é que a gestante procure a orientação de um dermatologista para saber qual o produto certo para ela durante a gestação, quando a pele pode sofrer alterações.

Esmaltes e Acetona: As soluções removedoras de esmaltes que contém concentração máxima de 50% de acetona em sua fórmula e esmaltes podem ser usadas durante a gestação e a amamentação sem problemas.

Cuidar da beleza na gravidez é ótimo, e vai lhe fazer muito bem!

Lídia AragãoDra. Lídia Aragão
Médica Obstetra – CRM: 21634 | TEGO:0115/2013
Angiclin
www.angiclin.com.br

.

.