Amamentar emagrece?

amamentar emagrece, amamentar, amamentação, amamente bem, guia da maternidade, salvador-ba

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se a amamentação exclusiva no peito até o sexto mês de vida do bebê, idade em que podem ser introduzidos alimentos sólidos. Quando possível, é aconselhado continuar amamentando ainda depois disso, pois o leite continua sendo uma importante fonte de vitaminas, calorias e sais minerais.

Além dos benefícios para a saúde da criança, o ato também traz vantagens para o corpo da mãe. Estudos comprovam que amamentar emagrece porque a produção de leite promove a queima de uma grande quantidade de calorias.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovou que as mães que amamentaram exclusivamente os bebês no peito perderam mais peso ao longo de 12 semanas após o parto, em comparação àquelas que combinaram a amamentação a outros alimentos. O resultado foi o mesmo inclusive com uma ingestão maior de calorias e com pouca atividade física.

Com isso, foi comprovado que amamentar emagrece cerca de dois quilos por mês, nos casos de amamentação exclusiva. Isso acontece porque as glândulas mamárias localizadas nos seios produzem entre 600 e 800 mililitros diários de leite, atividade intensa que pode queimar até 800 calorias por dia.

VivianeSouzaViviane Souza
Enfermeira – COREN: 340.017
Amamente Bem
www.amamentebem.com

.

.